Título completo: Trovador de palavras
Autor: Luís Cardoso
Colecção: Extra colecção
ISBN: 978-989-8812-70-4
N.º de páginas: 128
Preço: Não disponível
Disponibilidade: Não disponível
Sinopse
Este livro de poesia é dedicado ao avô, ao pai e a um primo. É portanto, e antes de tudo, um livro de afectos. Mas são também factos extensivos a locais de memória, a objectos, a venerações, a figuras de relevo humanista e até, em abstracto, à mulher. Contempla igualmente muitas outras incursões, que são como que um bater de asas para voos sobranceiros, das alturas perscrutando a distância ou a profundidade, às vezes de braço dado: “Voa agora e sonha juntamente/ Leva-me contigo ao sabor da sorte”. E é desse pedestal elevado que afirma conhecer o mundo todo: “o oceano e os céus da terra/ As pessoas e os sonhos/ O vazio da alma/ O feitiço da vida/ O lance que me fez viver/ Os tronos perdidos/ Os casamentos desfeitos/ A proeza de quem vive/ O encanto de quem sonha/ O choro de pesar/ O sorriso de quem nasce/ Os dias que cessaram/ As aves que voaram ao alvorecer/ Os sorrisos arruinados/ Os infortúnios sem volta/ Ternuras que partiram/ Abraços de amor/ Abraços de choro”, num poema luminoso a que chamou “Celebrações” e que termina num lamento consciente da volatilidade que tudo isso representa: “O tempo é tão pouco/ Assim findo e parto nos tempos”.
Aliás, este poema é, no fundo, a súmula de todo o livro. “Celebrações” podia ser o título dele, mas o poeta sentiu-se mais um “Trovador de palavras”, celebrando com a luz que delas dimana uma alegria criadora.
Relativamente ao livro anterior, “Manuscrito sentido”, este “Trovador de palavras” está num patamar mais positivo, mais aberto, mais de bem com a vida: “Cerrei a tristeza com palavras suaves”. E se o outro foi catártico, este é de plena fruição.