Título completo: Re Cortes do jornal daí – vol. III

Autor: Vários / Jornal das Cortes

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-77-3

N.º de páginas: 574

Preço: 20 euros

Disponibilidade: Disponível no promotor [ Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ]

 

Sinopse

Este livro é constituído por textos seleccionados do mensário “Jornal das Cortes” (Leiria) publicado no período de 2007 a 2017 e visa assegurar o acesso fácil ao que, em termos de estudos, se publicou no jornal naquele período.

 

O conteúdo do volume está dividido em sete capítulos, a saber:

– História local: batalha de Ourique, a tradição das mouras, Cortes no século XV, notícias e memórias setecentistas, invasões francesas, beija-mão a D. Miguel em 1830, bens da Paróquia no início do século XIX e no início do século XX, história dos fontanários, história da alteração do edifício da igreja em 1906, histórias das gentes de Famalicão, história das festas e procissões, correios e telefones, água e electricidade ao domicílio, festas da Amizade, história da Assiste e parque da lazer das Fontes, entre outros temas.

– História regional: a mina da Guimarota, o Menino do Lapedo, história do Pinhal de Leiria, o Foral Manuelino de Leiria, os 500 anos do Reguengo do Fètal, a comunidade judaica de Leiria, Leiria e Vila Real, o arquiduque Carlos III de Espanha em Leiria, em 1704, as corridas de touros em Leiria, a visita de D. Maria I a Leiria em 1788, as invasões francesas na região, a revolta dos Marechais em 1834, os espectáculos culturais em Leiria na transição do século XIX para o século XX, o teatro em Leiria nos séculos XIX e XX, a implantação da República em Leiria, o Bispo de Leiria em São Martinho do Porto em 1922, a inauguração do cinema sonoro em Leiria, em 20-11-1932, e os cruzeiros da Via-Sacra do Reguengo a Fátima, entre outros temas.

– Eventos: evocação das invasões francesas na Casa-Museu e em Leiria, história industriosa de Famalicão, inauguração do Moinho do Papel em Leiria (2009), inauguração do MCCB – Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (2011), feiras medievais em Leiria e evocação de figuras históricas, homenagem aos combatentes na Senhora do Monte e exposição na Casa-Museu sobre a viagem de Cosme de Médicis, em 1668-69, por Portugal e Espanha, entre vários outros assuntos.

– Pessoas: Anacleto Cordeiro (Palaio), Roberto Charters d’Azevedo, mestre António Cordeiro, o ferreiro da Amoreira, o tanoeiro das Cortes, o soldado Milhões, o Pe. Bernardino Barros Gomes, Manuel Moleiro, José Santo, José da Mariana, Vergílio Cunha, João Lopes Soares, escultor Charters d’Almeida, Pe. José Carreira, Bispo D. Anacleto Gonçalves, professor Mateus, Manuel Ricardo, Américo Cortez Pinto, pessoas de Famalicão, família Mirante e Mário Soares, entre muitos outros.

– Escritores: Miguel Torga, José Marques da Cruz, Eça de Queirós e José Daniel Rodrigues da Costa.

– Opiniões de: Luís Vieira da Mota, Júlia Moniz, Vítor Cordeiro Gonçalves, Ricardo Charters d’Azevedo, Justino de Jesus Justino e Jaime Martins.

– Vária: alguns temas de gastronomia, o fado, o centro histórico de Leiria, vinho e vindimas, serões na aldeia, superstições, tradições e significado das festas.

Este é o terceiro volume. Em 1997 foi editado o primeiro, relativo a textos publicados no mensário entre 1987 e 1997. O segundo foi editado em 2007 e é constituído por textos publicados no jornal entre 1997 e 2007.