«O urso que perdera o coração» foi apresentado no dia 17 de Dezembro, na biblioteca da sede do Agrupamento de Escolas de Mira de Aire, pelo autor, Carlos Alberto Silva. Depois de uma breve conversa com os alunos do 1º CEB presentes, sobre a sua actividade como escritor e professor bibliotecário, o autor animou a história, bem como outras destinadas ao público infantil, como «O Cuquedo» e «O Pequeno Pai Natal». No final, houve lugar a uma sessão de autógrafos, já que a actividade se inseriu numa feira do livro promovida por aquele Agrupamento de Escolas.
Dada a proximidade do período natalício, a obra teve muito boa receptividade, sendo escolhida como prenda de Natal por algumas freguesias dos concelhos de Leiria, onde o autor reside, e de Porto de Mós, onde trabalha. Assim, as crianças das freguesias de Cortes (Leiria), Arrimal, S. Pedro e S. João Baptista (Porto de Mós), entre outras, tiveram a surpresa de receber este livro nas festas de Natal das suas escolas.
Publicado em Novembro passado pela Textiverso, este foi o primeiro livro de Carlos Alberto Silva dedicado ao universo infantil. O autor é também responsável pelas ilustrações, aplicando digitalmente uma técnica de recorte de papéis decorados.
Nesta fábula, um urso solitário muito mal-humorado, que se refugia no mais escuro da floresta, faz da vida dos outros bichos um verdadeiro inferno. Alguns animais, no entanto, decidem não deixar cair os braços e tentam que o dito urso volte a sentir no peito o coração que uma tragédia familiar destroçou...
A editora tem online um «guia de leitura» desta obra, alojado AQUI.