correio_leiria_001
Em sessão mais ou menos privada, foi apresentado na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, no dia 21 de Janeiro de 2012, mais um livro da autoria de D. Alda Sales Machado Gonçalves, agora com o título Memórias do Correio de Leiria. Tem 160 páginas e foi uma produção da editora Textiverso, de Leiria, inserida na colecção “Tempos & Vidas” (n.º 17), com o patrocínio da Fundação Caixa Agrícola de Leiria.
Como se escreve na contracapa, «o grande objectivo deste livro é dar a conhecer aos Leirienses a história dos Correios em Leiria, sobretudo desde a oficialização do Correio em Portugal pelo Rei D. Manuel I, passando pela mala-posta, mudas, estações de correio, introdução da distribuição domiciliária, carimbos nominais, carimbos de barras até às marcas do dia, caixas e marcos do correio, e até pela Filatelia».
correio_leiria_002
Isto mesmo referiu, embora de forma mais desenvolvida, o Prof. Saul Gomes que fez a apresentação do livro e da autora, salientando o seu imenso labor e persistência, para além de, apesar da idade avançada, uma dedicação extrema, que condiciona a sua própria vida. Além disso, Alda Gonçalves faz sempre questão de humanizar os seus trabalhos para sublinhar que os seus estudos e monografias têm sempre como pano de fundo as obras e as pessoas que as promoveram e fizeram. Na circunstância, «de uma forma minuciosa, mas ao mesmo tempo afectiva, desenvolve também, e em jeito de roteiro, a instalação dos correios da cidade, suas chefias e outros funcionários que são, no fundo, o pilar desta importante instituição». Luís Gabriel Santos, responsável pelos Correios de Leiria, foi justamente um dos que estiveram na mesa com a autora nesta sessão de apresentação.
Alda Gonçalves tem já cerca de duas dezenas de obras publicadas, devendo destacar-se a Heráldica Leiriense (1992), Os pacatos leirienses em meio século de desporto amador (2000), Toponímia de Leiria e um pouco da sua história (2005), Leiria no Bilhete Postal Ilustrado (2007), Leiria – as fontes, o rio Lis e suas pontes (2010) e Sua Excelência a Moda (2010), para além de vários trabalhos sobre a Nazaré e de carácter literário. Tem em preparação, entre outros, Os Arquivos das Câmara Municipal de Leiria e Nazaré – igrejas e capelas.