lanc_texturas_001
Os alunos da unidade cultural “Poesia e Dizer”, do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes, do Porto, acabam de lançar mais um volume que constitui uma antologia de poemas elaborados por si ao longo do ano lectivo de 2011-2012. Tem por título Texturas Poéticas e compreende 64 páginas com ilustrações a cores. Foi lançado naquele Instituto no dia 27 de Junho de 2012 e é uma produção da Textiverso.
Na sessão de apresentação estiveram, para além da responsável por aquela unidade cultural, Dra. Maria Celeste Alves, o Presidente da Direcção do Instituto, Prof. Doutor Levi Guerra, e a Dra. Aurora Pereira, como elemento da Direcção e aluna.
lanc_texturas_002
Celeste Alves abriu a sessão com uma nota explicativa acerca de mais esta edição da Textiverso que anualmente se tem vindo a publicar e que é já a sexta consecutiva. Este ano a publicação contém pela primeira vez poesia moderna, experiência que, embora tímida, revela o gosto e interesse dos alunos por esta forma de escrita. Contemplou, depois, os alunos com um aplauso pelo seu empenho e entusiasmo.
O Prof. Doutor Levi Guerra dirigiu-se a todos os presentes com uma palavra de apreço por mais este momento cultural que a todos dignifica. No Prefácio do livro havia escrito: «A poesia que aqui se publica honra, pois, como a anteriormente publicada nesta Unidade Cultural, o Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes e traz uma acréscimo valioso ao que nele se vai produzindo e realizando.» Diria ainda que, ler aquela poesia, «é vir conviver com retratos humanos de personalidades ricas que, aqui chegadas, têm alegrado o mundo na revelação do que de mais belo em si se passa».
A finalizar a sessão alguns alunos leram poemas incluídos na antologia.