severim02

No âmbito das comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de Maçãs de D. Maria (1514-2014), concelho de Alvaiázere, a respectiva Junta de Freguesia promoveu uma série de palestras alusivas à história local. No dia 22 de Fevereiro de 2015, o auditório da autarquia encheu para acolher três intervenções: a do Dr. Paulo Alcobia Neves, com “A importância das Cinco Vilas e Arega na história do naturalismo em Portugal”; a do Eng. Ricardo Charters d’Azevedo, com “Jornada de Manuel Severim de Faria a Maçãs de D. Maria, em 1625”; e a do Dr. Mário Rodrigues, com “Viagens e Comunicações pelas terras das Cinco Vilas”.

Na circunstância, o Eng. Ricardo Charters d’Azevedo lançou e ofereceu a todos os presentes um livro onde constava, a sua intervenção e um extenso anexo sobre Dona Maria Pais Ribeiro (a "Ribeirinha"), dama ligada às origens de Maçãs de D. Maria. Tem por título “Manuel Severim de Faria e a sua ida a Maçãs de D. Maria”, conta 96 páginas e foi produzido pela Textiverso.

 

 

Manuel Severim de Faria (Lisboa, 1583 ou 1584 – Évora, 1655) foi um sacerdote católico, historiador, arqueólogo, numismata, genealogista e escritor. Tendo nascido e vivido sob a monarquia filipina (1580-1640), foi notável figura da Igreja, insigne erudito, e deixou inúmeros textos de carácter religioso e laico. Muitos dos seus trabalhos não religiosos constituem documentos incontornáveis para o conhecimento da época, quer pela reflexão política neles expressa, quer pelo testemunho directo que constituem sobre aspectos culturais, políticos e do quotidiano da vida portuguesa. Exemplos destes documentos são os relatos das “jornadas”, sendo habitualmente considerado o primeiro cronista português de viagens e também o primeiro jornalista português.

O autor apresenta Manuel Severim de Faria de uma forma resumida, respigando o que outros autores escreveram sobre ele, mas incidindo principalmente na sua deslocação a Maçãs de D. Maria, que ele aproveitou não só para ver a sua irmã, que aí vivia, como para passar por locais marianos nos arredores de Maçãs, sem esquecer, no retorno a Lisboa, a passagem por Alcobaça e pelo santuário da Senhora da Nazaré. São particularmente incisivas as considerações que o clérigo tece sobre a forma de vida dos monges cistercienses no Mosteiro de Alcobaça. Ricardo Charters dá ainda nota da produção literária de Manuel Severim de Faria. 

severim01

Mais de metade do livro, no entanto, é preenchida com três anexos. O primeiro é uma “Pequena memória sobre a descendência de D. Cristóvão Manuel, comendador de S. Paulo de Maçãs, que se casou em 2.ªs núpcias com uma irmã de Manuel Severim de Faria”. O segundo, muito interessante e pitoresco, é uma romântica “Notícia elaborada por Avelino Ferreira Pedro sobre A Ribeirinha”. Finalmente, o terceiro é uma “Pequena memória sobre a descendência de D. Sancho I e das de suas amantes”, entre elas D. Maria Pais da Ribeira, fidalga de grande formosura (era "branca de pele, de fulvos cabelos, bonita, sedutora", qualidades que encantaram o soberano e cativaram os nobres de sua Corte). É esta D. Maria que, como referimos atrás, dá nome à localidade.

A plateia prestou fina atenção às palavras do autor que tocou nas cordas sensíveis daqueles que se identificam com a história da sua terra.