Teve lugar no Porto de Portimão, no dia 29 de Setembro de 2015, o lançamento do livro “Cruzeiros Turísticos – Uma perspectiva sistémica e multidisciplinar”. Produção da editora Textiverso, com a estreita colaboração do Dr. Luís Monteiro e da Professora Ericka Amorim, este livro tem 390 páginas e dá continuidade, numa abordagem mais aprofundada, a um outro trabalho que tinha por título “Abordagem multidisciplinar dos Cruzeiros Turísticos” (Textiverso, 2012). A sessão realizou-se a bordo do navio de cruzeiros “Ocean Princess”, da companhia Princess Cruises, que assinala neste ano de 2015 o seu quinquagésimo aniversário.

A obra tem como organizadoras as professoras Cláudia Soares, Ericka Amorim e Fábia Trentin e é, como referimos, o segundo livro sobre o tema editado em Portugal, reunindo os contributos, em diversas áreas, de especialistas de universidades portuguesas, argentinas, brasileiras, espanholas e norte-americanas, num conjunto total de 14 artigos científicos, de 30 autores de diversas nacionalidades.

 

A cerimónia que ficou marcada pelo quinquagésimo aniversário da companhia Princess Cruises, companhia detentora do famoso “Barco do Amor”, da série televisiva norte-americana emitida entre 1977 e 1986, foi assinalada com a inauguração da pintura do logótipo oficial das comemorações no cais do Porto de Portimão. A sessão contou com a presença e intervenção de um dos coautores e autor do prefácio do livro, Luís Monteiro, de uma das organizadoras do livro, Ericka Amorim, do Vice-presidente do Instituto Politécnico de Tomar, João Coroado, do Presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, do Presidente do Conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve, João Franco, e da Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, em discursos que promoveram o potencial do Porto de Portimão, do turismo de cruzeiros para a região do Algarve e da importância estratégica que as obras de melhoramento e desassoreamento do porto teriam na principal actividade económica da região, nomeadamente no atenuar da sazonalidade turística.

Neste livro, o leitor pode encontrar artigos que discutem temáticas relativas às condições de trabalho e de vida a bordo dos navios de cruzeiros, da adaptação dos portos e dos destinos para receberem o fluxo de navios e de visitantes e também, os cuidados de saúde dos passageiros, a prevenção de acidentes a bordo, a pirataria, o terrorismo e a segurança nos portos e nos destinos. São ainda analisadas as experiências turísticas vividas a bordo e nos destinos, com enfoque na hospitalidade, no entretenimento e lazer proporcionados e da percepção dos cruzeiristas pelos destinos.

A publicação, a cargo da editora Textiverso, teve como parceiros a Administração dos Portos de Sines e do Algarve, o Turismo do Algarve, a Wilhelmsen Ships Service e o Município de Portimão, e contou com o apoio do Instituto Politécnico de Tomar, da Tourism and More e da Universidade de Lisboa.

[Adaptação da Nota de Imprensa facultada pela Câmara Municipal de Portimão]