Aspecto da sessão de lançamento na BIR

No dia 4 de Abril de 2009, foi apresentado ao público o livro "Os Pescadores da Praia da Vieira - O Naufrágio do Salsinha", da autoria  de Hermínio de Freitas Nunes. Edição da responsabilidade da Junta de Freguesia da Vieira de Leiria, este livro foi desenhado e produzido pela editora Textiverso, figurando na sua colecção “Tempos & Vidas”. O lançamento decorreu na Biblioteca de Instrução e Recreio (BIR) da Praia da Vieira, no Largo 1.º de Maio, com apresentação do Professor Alfredo Pinheiro Marques, que é também o autor do Prefácio.

 Carlos Fernandes, Paulo Vicente e Hermínio Nunes

Hermínio de Freitas Nunes aborda sucessivamente a pró-história da pesca na região, detendo-se depois com pormenor sobre as Companhas e pescadores da Vieira durante todo o século XIX. Publica pela primeira vez os nomes dos pescadores da Praia da Vieira nos livros de registos da Capitania da Nazaré entre 1897e 1906, trata das artes de pesca e do Barco de Mar na Praia da Vieira e historia com abundante informação o Naufrágio do “Salsinha”, a 15 de Novembro de 1907, apresentando toda a documentação produzida em consequência dele, incluindo os assentos de óbito dos pescadores falecidos. Encerra este trabalho de 238 páginas de grande formato (270x215 mm) com um precioso anexo documental.
Segundo o apresentador, Professor Alfredo Pinheiro Marques, esta é uma investigação original, de arquivo, dedicada ao levantamento e publicação da documentação referente ao maior de todos os naufrágios da Praia da Vieira: o trágico episódio de 1907 que deixou no desamparo dezenas de famílias dos mais pobres pescadores locais. Agora, o Autor deste livro reuniu, e incluiu no seu anexo documental, a documentação apropriada, nomeadamente a correspondência e as contas, quer das receitas obtidas pela comissão presidida pelo diligente padre José Ferreira de Lacerda, quer das despesas efectuadas pelo mesmo pároco da Vieira que se notabilizou no esforço para ajudar as famílias dos náufragos.
O Presidente da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, senhor Paulo Vicente, manifestou o seu regozijo pela edição deste livro, considerando-o como um investimento em prol da região e, em especial, dos seus concidadãos da Praia da Vieira.
Hermínio de Freitas Nunes, por sua vez, testemunhou o seu apreço pelo labor esforçado dos pescadores e pelos seus instrumentos de trabalho – as artes e o barco mais bonito do mundo, em forma de meia-lua –, encontrando neles pretexto bastante para se abalançar num estudo desta envergadura.
No termo das intervenções, o autor fez passar uma sequência de diapositivos sobre a pesca e os pescadores, encerrando a sessão com uma belíssima coreografia alusiva aos barcos e à pesca, executada pelo Grupo Etnográfico "Reviver o Passado", da Praia da Vieira. Satisfeito ficou também o Director da BIR, Dr. Augusto Penela, que viu a sua sala à pinha, desempenhando em pleno as funções para que foi concebida.

[ver texto de apresentação de Alfredo Pinheiro Marques em "Apresentações"]