A Biblioteca Municipal de Leiria acolheu no dia 15 de Novembro de 2016 o lançamento do livro “Quando Leiria Canta”, da autoria de Alda Sales Machado Gonçalves. É um volume de 208 páginas em formato A4, produzido pela Textiverso, de Leiria, e editado pelas Obras Sociais do Pessoal da Câmara Municipal de Leiria (Associação) e pelo Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes.

Na mesa estiveram, para além da autora, a Presidente das Obras Sociais, Dra. Margarida Alexandra Silva, e o Director do Orfeão, Dr. Acácio de Sousa, e o Vereador da Cultura da Câmara, Dr. Gonçalo Lopes.

 

Alexandra Silva congratulou-se por a Associação que representa ter podido editar mais um trabalho de D. Alda Gonçalves, ex-associada das Obras Sociais. Já Acácio de Sousa, em representação do Orfeão de Leiria, reiterou o que escrevera no Prefácio, ou seja, que «a Colectânea de canções que agora [a autora] nos traz é um conjunto de memórias que reflectem aquilo que Leiria suscitou a amantes da música, umas mais elaboradas, outras mais singelas, ao longo de um século». Trata-se, com efeito, da reprodução de 37 temas musicais e versos correspondentes, de diversos autores, com as respectivas biografias e fotografias e ainda a inserção de alguns documentos alusivos, especialmente programas. Para Acácio de Sousa, «é uma abordagem sociológica através de partituras e versos que acaba por ser um novo capítulo da História da Música em Leiria».

Também Gonçalo Lopes sublinhou a relevância deste trabalho, dando uma panorâmica da actividade da autora e da sua capacidade de ir deixando em livro importantes memórias da cidade.

Depois da sessão de autógrafos, os Corais das Obras Sociais e do Orfeão de Leiria deram um pequeno mas vibrante concerto no átrio da Biblioteca, com o público presente a ver e a ouvir nas galerias do primeiro piso.