Uma das salas do Clube Recreativo e Desportivo do Soutocico (Soutocico, Arrabal) encheu-se para partilhar uma excelente tarde cultural a pretexto do lançamento do livro “Em contramão – Memórias biográficas”, da autoria de José Adelino Vieira Brites, justamente do Soutocico. Tem 96 páginas, é uma edição do autor, com produção da Textiverso. Na mesa estiveram, para além do autor, o Dr. Mário Marques da Cruz, a Dra. Helena Brites (Presidente da Junta de Freguesia do Arrabal) e o editor, Carlos Fernandes.

 

A moderação da sessão e a apresentação do livro foi da responsabilidade de Mário Marques da Cruz que se esmerou nas considerações. O texto que produziu (ver na íntegra na secção "Apresentações") denota uma apreciação profunda do livro cujo conteúdo de alguma forma lhe era familiar pela relação de amizade que tem com o autor. Aliás, sabedor de que não conseguiria falar sem se comover, delegou no filho a leitura do texto, o que não foi menos emocionante, tendo recebido prolongado aplauso da plateia. O livro foi analisado de fio a pavio, numa linguagem semelhante à do autor e numa abordagem de síntese, mas objectiva, incidindo nos aspectos que foram mais marcantes na vida de José Brites e, por extensão, na da comunidade em que vive.

Também o editor e a Presidente da Junta enalteceram o conteúdo do livro e a coragem do autor de expor de forma tão desinibida as suas memórias e as dos que o acompanharam ao longo da vida.

Houve ilustração musical, pelos sobrinhos do autor e por um grupo de saxofones da Filarmónica do Soutocico de que José Brites é vice-presidente. Algumas pessoas amigas convidadas disseram também poemas e um grupo de jograis animou a sessão com alguns temas graciosos. Algumas iguarias confeccionadas pela esposa do autor, D. Maria Júlia, deram à bonita sessão cultural um toque doce e refinado que predispôs, enquanto decorriam os autógrafos.