Título completo: Viveiros
Autor: Cecílio Gomes da Silva
Coleção: TEMPOS E VIDAS, 5
ISBN: 978-989-8044-15-0
N.º de páginas: 80
Preço: 10,00 euros
Disponibilidade: disponível
Sinopse:
Viveiros é, na perspectiva literária, uma aposta clara no poder da prosa realista. O título completo que Cecílio Gomes da Silva atribuiu ao volume (Viveiros — Pardieiros, Misérias) deixa inequivocamente vincada essa aposta. Se, como colaborador na preparação desta edição póstuma, aconselhei, porém, a supressão do subtítulo (e a redução, por conseguinte, do título à palavra que constitui, em primeiro lugar, o nome do local da Madeira onde a acção decorre), foi porque julgo prejudicial à própria índole dos contos a ênfase programática num miserabilismo social que não está de acordo com a isenção de mensagem que dá um sabor muito especial à prosa e à arte narrativa de Cecílio Gomes da Silva.
Uma arte e uma prosa que os familiares de Cecílio confirmam estar apoiada na tendência e no talento para a narrativa oral, o que faz ademais sobressair um prazer de evocação que o discurso do autor, na introdução mencionada, prefere omitir — mas que a voz narradora de cada um dos textos deixa perfeitamente perceptível.
Um pouco por todo o livro, os leitores madeirenses terão a chance (a mais ninguém reservada) de encontrar aqui o rasto de um mundo que também estará nas suas memórias e que hoje já não estará talvez em mais parte nenhuma.
(Do Prefácio, de Gustavo Rubim)