A Textiverso tem o prazer de anunciar mais uma publicação, realizada em parceria com a Várias Vozes e com o apoio da Faculdade de Belas Artes de Lisboa.
«Publicar uma revista é entrar numa relação sensível e atenta ao espírito do presente.»
— Gwen Allen
Este pensamento serviu de mote ao colóquio «Das Revistas: Voltar a Ver», que abriu lugar a um primeiro debate de reflexão sobre revistas que, no panorama contemporâneo, sinalizaram (sinalizando ainda) uma posição ideológica mais experimental, por vezes até radical e heterodoxa, perante a arte, a cultura e a sociedade. Publicações que, através da literatura, da expressão plástica ou do design, deixaram uma marca indelével no zeitgeist da cultura portuguesa.
No livro Das Revistas: Voltar a Ver, pretendeu-se manter a forma da reflexão aberta, própria do formato das conferências que lhe serviram de ponto de partida. »
Destacamos, ainda, o fecho da «Introdução»:
[...] Cumpre-se, assim, o propósito de abrir um campo futuro de estudos sobre estas e outras revistas que [...] surgem como agenciamentos pluridisciplinares cuja atenção ao heterogéneo, à multiplicidade das circunstâncias, à escrita, à expressão plástica e ao design se não subordina a modelos ou teorias, procurando, sim, ser abertura para o nascer de melhores modos de ver e de viver. Afinal, lembra Alberto Caeiro, «o essencial é saber ver».