• Visualizações de artigos 2004164

Temos 69 visitantes e 0 membros em linha

José Ribeiro de Sousa (1920-2013) foi um destacado investigador da cultura popular leiriense e autor do Cancioneiro de Entre Mar e Serra da Alta Estremadura (2004), recolha etnomusical que lhe valeu um lugar de relevo no panorama dos Estudos Etnográficos em Portugal.

O espólio do autor, então desconhecido, mereceu o desvelo do genro José Manuel André (1949-2023), que o organizou em pastas devidamente identificadas e o colocou à disposição de ser consultado no Arquivo Distrital de Leiria.

Perante a riqueza e singularidade das matérias, os familiares decidiram devolver ao público o manancial de conhecimentos que a lição de Ribeiro de Sousa comporta, levando à estampa o livro Achegas para a História e Etnografia da Costa (Maceira) (2022) e, posteriormente, a trilogia poética Leiria Eu Te Canto (2023) e, também, Cantando Aprendo (2023), metodologia pedagógica que utilizou no exercício das funções de professor do ensino primário.

Durante as Festas da Vila de Maceira, dia 22 de junho, realizou-se a apresentação dos livros Leiria Eu Te Canto, Cantando Aprendo, Serões da Costa (Maceira): Contos e Lendas e Orações, Rezas e Responsos da Costa (Maceira). A sessão contou com a presença do presidente de Junta de Freguesia da Maceira, Luís Prata, dos filhos do autor, Helena Ribeiro e José Ribeiro, do Maestro Joaquim Vicente Narciso e do editor e coordenador das referidas publicações, André Camponês, membro do Conselho Editorial da Textiverso.

Refira-se que as obras póstumas da autoria de José Ribeiro de Sousa, nomeadamente Achegas para a História e Etnografia da Costa (Maceira) (2022), Serões da Costa (Maceira): Contos e Lendas (2024) e Orações, Rezas e Responsos da Costa (Maceira) (2024), integram a linha editorial «Textos e Contextos da Etnografia Leiriense» do projeto «(I)materialidades: etnografia e Património». Em colaboração institucional da Textiverso com a Associação Várias Vozes, o projeto é coordenado cientificamente por André Camponês.

+ informações:

https://variasvozes.weebly.com/imaterialidades.html

 

Apres. J. Ribeiro de Sousa Festas da Maceira