A obra, que integra a coleção Memória e Património do projeto (i)materialidades: Etnografia e Património, é um convite para conhecer a genealogia das gentes do Casalito, um lugar singular cuja história se cruza com a vivência de gerações e com a identidade da comunidade.
Durante a apresentação, Joaquim Duarte e Delmar Serrano partilharam o processo de elaboração da obra, enfatizando a importância de valorizar as raízes e dar voz aos relatos que moldaram a identidade de Barreiros e das suas gentes. O público presente, composto por membros da comunidade local e convidados, teve a oportunidade de interagir com os autores, partilhar experiências e refletir sobre a importância de manter vivas estas memórias.
Profusamente ilustrada com fotografias das famílias daquela localidade, a publicação, composta por 164 páginas, pode ser adquirida na Associação Desportiva e Recreativa de Barreiros.