alda_salgueiro

Maria Alda Barata Salgueiro nasceu em Vilar Fundeiro em 1943.

Frequentou a escola primária da Madeirã. Prosseguiu os estudos em Lisboa, Lourenço Marques e finalmente em Lisboa, onde veio a licenciar-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo seguido a carreira docente.

Actualmente, na situação de aposentada, tem-se dedicado à recuperação do património herdado de seus pais, em Vilar Fundeiro, freguesia da Madeirã, concelho de Oleiros, e ao estudo dos antigos usos e costumes relacionados com a lavoura. Tem dedicado, também, alguns recursos financeiros na recuperação de casas de pedra tradicionais da zona, procurando assim incentivar alguns proprietários a seguirem o exemplo, de modo a não deixar perder a característica secular de aldeia de xisto que sempre foi e onde, afinal, todos os que ali nasceram gostam de voltar e recordar as suas memórias e os sonhos de criança.

“VILAR DOS CONDES, a terra e a sua gente”, editado em Junho de 2010, é um livro da sua autoria que vem nessa senda, aflorando importantes aspectos de índole topográfica e genealógica, histórica e etnográfica, socioeconómica e antropológica daquela região, berço da família e matriz da sua identidade.