alda_goncalvesAlda Sales Machado Gonçalves nasceu no Sítio da Nazaré, Freguesia da Pederneira (hoje Nazaré), Concelho da Nazaré, a 9 de Dezembro de 1926.

Frequentou o velho Liceu Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria, a partir de 5-10-1938, onde fez o 2.º Ciclo (6.º ano). Estudou também no Colégio Nossa Senhora de Fátima e no Externato D. Dinis (7.º ano – curso complementar de Letras).

Exerceu funções na Câmara Municipal de Leiria desde 1949 até 1996, ano em que se aposentou.

Foi distinguida com o Galardão Municipal da Câmara Municipal de Leiria em 1994 e contemplada com a Medalha de Prata do Mérito de Serviços Relevantes pela mesma Câmara em 1996, entre outras distinções.

Está representada na I Antologia de Poetas Lusófonos. Vários dos seus poemas estão musicados, e um deles – “A Balada do Lis” – foi escolhido para Indicativo do Grupo Coral das Obras Sociais do Pessoal da Câmara Municipal de Leiria, tendo também sido gravado em disco pela Public – Art, Editora, em “Os Melhores Coros Amadores da Região Centro”.

Foi no seu poema “A Lenda de Segovim” que o conceituado escultor Fernando Marques se inspirou para desenhar o painel de 24 azulejos, intitulado “Cego Vim d'Amor”, que se encontra na sede da Junta de Freguesia de Amor.

 

Obras da Autora

- À sombra do castelo – Poesia (1984), ed. Obras Sociais do Pessoal da Câmara Municipal de Leiria.

- A Nazaré no bilhete-postal ilustrado - 1.ª metade do séc. XX (in “Colóquio sobre a História de Leiria e da sua Região”, 1988), ed. Câmara Municipal de Leiria.

- Heráldica Leiriense - estudo de 132 brasões de armas do Concelho de Leiria (1992), ed. Câmara Municipal de Leiria.

- As Armas do Município da Nazaré - Subsídios para a sua História (in “II Colóquio sobre a História de Leiria e da sua Região”, 1995) ed. Câmara Municipal de Leiria.

- O Trajo Típico da Nazaré - Subsídios para a História da sua Origem e das suas Alterações (in “III Colóquio sobre a História de Leiria e da sua Região”, 2000), ed. Câmara Municipal de Leiria.

- Aldeia de Pinheiros - Factos e apontamentos para a sua história. A igreja local e as memórias do Grupo Coral Regional "Verde Pyno" (2000), ed. Grupo Coral Regional "Verde Pyno" de Pinheiros, Leiria.

- Os Pacatos Leirienses em Meio Século de Desporto Amador (2000), ed. Câmara Municipal de Leiria.

- Os Círios de Leiria a N.ª Sr.ª da Nazaré (in “IV Colóquio sobre a História de Leiria e da sua Região”, 2005), ed. Câmara Municipal de Leiria.

- Toponímia de Leiria e um Pouco da sua História (2005), ed. Junta de Freguesia de Leiria.

- Leiria no Bilhete-Postal Ilustrado (2007), ed. Fundação Caixa Agrícola de Leiria.

- Leiria – As fontes, o rio Lis e suas pontes (2010), ed. Junta de Freguesia de Leiria.

- Sua Excelência a Moda (2010), ed. Jornal das Cortes.

- Memórias do Correio de Leiria (2011), ed. Fundação Caixa Agrícola de Leiria.

- Segredos da Nossa Avó, Sua Excelência a Moda, O Homem e a Escrita, Moedas da Monarquia Portuguesa e Os Nossos Escritores – todos eles em vários capítulos, divulgados pelo Jornal das Cortes.