Título completo: Cadernos de Estudos Leirienses

Autores: Vários

Colecção: Cadernos – 15

ISSN: 2183-4350

N.º de páginas: 96

Preço: 8 euros

Disponibilidade: Disponível

 

[COMO ENCOMENDAR]

 

 

Sinopse

O volume n.º 15 dos Cadernos de Estudos Leirienses volta a ser o suporte eleito para a publicação das comunicações apresentadas nos colóquios promovidos pela AMA – Associação dos Amigos do Mosteiro de Alcobaça, na circunstância o 2.º Colóquio Internacional “Cister e os Templários”, realizado no dia 1 de Outubro de 2016, e o III Colóquio da AMA subordinado ao tema “As Misericórdias”, realizado no dia 23 de Setembro de 2017, ambos no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça.

 

Relativamente ao 2.º Colóquio Internacional “Cister e os Templários”, as respectivas comunicações oferecem-nos informações preciosas sobre os Templários. A ideologia e a política levaram ao fim da ordem: Felipe o Belo e outros soberanos determinaram o fim dos privilégios dos Templários e, até certo ponto, dos Hospitalários, considerando-os responsáveis pelo fracasso militar na Terra Santa, envolvendo o papado nestas querelas. A história é longa e bárbara, o fim dos Templários foi um exercício da violência do poder político sobretudo do rei de França. Em Portugal, a ordem de Cristo continuou o espírito do Templo, tal como aconteceu em Aragão com a ordem Montesa.

No que respeita ao Colóquio sobre “As Misericórdias”, deve reter-se que, em 1498, quatro anos após a assinatura do Tratado de Tordesilhas, a rainha, agora regente do novo rei, funda, a 15 de Agosto, a Confraria de Nossa Senhora da Misericórdia e, depois, em 1512, assina o Compromisso das Misericórdias. A rainha morrerá em 1525, com 67 anos, tendo fundado em 1492 o Hospital de Todos os Santos, em Lisboa.

Terá havido alguma influência italiana neste projeto de D. Leonor que, a partir da data deste Colóquio, passou a ter uma artéria com o seu nome em Alcobaça – justamente a que passa junto ao complexo lar e residências da Misericórdia de Alcobaça, fundada em 1521.

Índice

2.º Colóquio Internacional Cister e os Templários

Apresentação

Programa

– Jerusalém no tempo dos Templários

   José Albuquerque Carreiras

– El nacimiento de un fraude historiográfico: a propósito del “misterio” sobre la orden del Temple

    Carlos de Ayala Martínez

– A extinção da Ordem do Templo e o advento da Ordem de Cristo à luz das fontes arquivísticas

   Giulia Rossi Vairo

– Novas problemáticas em torno da arquitetura e espiritualidade templárias

   Nuno Villamariz Oliveira

Imagens do Colóquio.

III Colóquio da AMA - “As Misericórdias”

Apresentação

Programa

– A Economia Social

   José A. da Silva Peneda

– Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça

   J. Pedro Tavares

Imagens do Colóquio.