paixao_hiram001

“A Paixão do Príncipe Hiram” é o título de um livro da autoria de José Martins Saraiva, que foi apresentado, no dia 29 de Maio, na Biblioteca Municipal da Marinha Grande, pelo Dr. Vítor Hugo Beltrão. Do mesmo autor das celebradas “Lendas do Pinhal do Rei”, este novo livro tem 94 páginas e é uma edição do autor com produção da editora Textiverso.

Este trabalho de José Martins Saraiva é ao mesmo tempo história e ficção. Numa primeira parte, o autor como que ensaia o clima da sua novela, dando ao público uma série de referências históricas e/ou lendárias à volta da origem da palavra “Moel”, desde a Fenícia e Cartago às costas de S. Pedro e ao recanto da Valdimeira. Depois, numa segunda, o autor abre as asas da sua fantasia, dando-nos conta de um amor forte, perpassado de candura poética, com os protagonistas, Hiram e Apiana, vivendo intensos e dramáticos momentos de paixão nas costas oceânicas de S. Pedro de Moel.

“A Paixão do Príncipe Hiram” irá certamente enriquecer as nossas bibliotecas com considerações novas que procura abrir as portas, nebulosas, dum passado quase esquecido.

 

paixao_hiram002

Segundo o prefaciador, Luís Abreu e Sousa, o autor «ilumina-nos os detalhes e os pormenores, desde o recorte da paisagem, aos trajes, aos costumes, à demonstração dos sentimentos de cada comunidade, transporta-nos à ansiedade dos dois personagens com tal intensidade que o nosso ritmo cardíaco acaba por se fundir com os deles, e, se estão tristes, é assim que nos sentimos, e se se sentem felizes, é essa a manifestação que nos contagia». O autor vai longe e fundo «para dar uma ideia da realidade histórica da época», procurando, numa primeira parte, contextualizar a sua ficção, ao mesmo tempo que procura explicar vocábulos e identificar locais, para só numa segunda parte se deter no «conto que nos vai prender para sempre pelo seu esplendor e afeição». Como conclui Luís Abreu e Sousa, «é uma história de Amor com História»!