actas_torga01

No âmbito da celebração do Dia de Miguel Torga em Leiria, foi apresentado no dia 5 de Fevereiro de 2011, no auditório do Turismo, em Leiria, o livro “II Colóquio sobre Miguel Torga em Leiria – Actas”, tarefa que coube a Carlos Fernandes, membro da Comissão organizadora em parceria com Albertina Ramos, Carlos Alberto Silva, David Catarino, Francisco Carapinha e Laura Esperança. Com o apresentador estiveram na mesa Laura Esperança (Presidente da Junta de Freguesia de Leiria) e Lurdes Machado (Vereadora e representante da Câmara Municipal de Leiria).
actas_torga02
Este livro reúne quatro comunicações feitas no “Colóquio sobre Miguel Torga em Leiria”, realizado na cidade em 7 de Fevereiro de 2009, a saber: “Miguel Torga, uma força da natureza”, por Susana Couceiro Santos; “Viagem à Leiria cultural que Miguel Torga conheceu (1939-1941)”, por Sandra Duarte; “Leiria torguiana: no rasto de Rodrigues Lobo e de Eça”, por Luís Martins Fernandes; e “Miguel Torga e Fernando Pessoa - Um encontro em Leiria”, por José Cymbron. Tem 64 páginas e é uma edição da Junta de Freguesia de Leiria e da Delegação de Leiria da Fundação INATEL, que fizeram parte da Comissão Organizadora, com o apoio da Fundação Caixa Agrícola de Leiria. A produção é da editora Textiverso, de Leiria.
Tendo a celebração do Dia de Miguel Torga como objectivos divulgar a vida e a obra de Miguel Torga, reavivar as memórias da vivência do médico e escritor em Leiria e reflectir sobre as implicações que a “experiência leiriense” teve no desenvolvimento da sua obra, a realização de dois colóquios sobre Torga e a edição das respectivas Actas representam um esforço digno de relevo por parte dos agentes culturais da região e em especial das instituições, inicialmente o Jornal das Cortes e a Delegação de Leiria da Fundação INATEL, mas a que se juntaram depois a Junta de Freguesia de Leiria e agora a Região de Turismo de Leiria-Fátima.
Antes da apresentação deste livro, foi descerrada uma lápide, em Leiria, ao fundo da Rua Comandante João Belo, num edifício novo que substituiu aquele em que o médico Adolfo Rocha teve o seu consultório e, depois, feita uma visita à clínica Primis, localizada no mesmo edifício. Após a apresentação, decorreu, nas mesmas instalações do Turismo, o momento alto da tarde, com a audição de vários textos de Miguel Torga, ditos por David Teles Ferreira, Mercília Francisco, Luís Vieira da Mota, Maria Celeste Alves, José Vaz e Isabel Aragão.