report cadernos 01

A cidade de Leiria e o dia da cidade, 22 de Maio, foram escolhidos para o lançamento do 1.º volume dos “Cadernos de Estudos Leirienses”, uma iniciativa e edição da editora Textiverso, de Leiria, que marca indiscutivelmente a actividade editorial da região. Este primeiro volume, de vários que se projectam, tem 224 páginas e insere 15 estudos dos mais diversos autores e sobre as mais diversas matérias do Distrito de Leiria.

Os “Cadernos” têm como objectivo fundamental proporcionar aos numerosos investigadores um veículo essencial para a divulgação dos seus trabalhos que tenham como pano de fundo a região alargada do Distrito de Leiria e territórios limítrofes com afinidades, como é o caso concreto de Ourém. A sua função será a de fixar elementos essenciais para a compreensão do território definido, com textos de síntese, mas suficientemente desenvolvidos e fundamentados para colherem junto dos potenciais leitores a confiança e o esclarecimento que estas matérias requerem. Os “Cadernos de Estudos Leirienses” terão uma publicação que se prevê regular e função dos materiais disponíveis.

 

report cadernos 02

A apresentação, que decorreu na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, esteve a cargo do Professor Saul António Gomes, coordenador científico da publicação, e do Eng. Ricardo Charters d’Azevedo, do conselho consultivo e apoiante da edição. Este último diria: «Resolvi dar um apoio financeiro a esta edição com a ideia de promoção de estudos sobre a história e o património do Distrito de Leiria, para que, ao conhecermos a nossa história, melhor possamos defender a nossa região. Nesta linha se insere o apoio que tenho dado à ADLEI para o Prémio Villa Portela, concedido cada dois anos, e que conta igualmente com o suporte da Câmara Municipal de Leiria, do Instituto Politécnico de Leiria e da editora Gradiva.»
Ricardo Charters considerou esta publicação «um livro invulgar»: «pela coragem de editar um livro nesta altura em Portugal, uma vez que, devido à crise, pouca gente compra livros; por, sendo impresso, ir numa linha diferente daquela que a modernidade aponta, i.e., de fazer e-books; por ser colocado à venda por um preço muito convidativo; por conseguir colocar lado a lado autores que têm publicado histórias sobre esta nossa região; por prometer que não se fica por aqui e que mais números serão publicados, nomeadamente este ano; por permitir que alunos do ensino superior, de qualquer universidade ou politécnico, possam publicar os seus estudos ou resumos de teses; e por, usando uma fórmula que se pode classificar de fácil, ir demonstrando a importância da nossa região na história nacional e os seus impactos no mundo.»
O Professor Saul Gomes, de forma assertiva, afirmou que «o Distrito de Leiria esperava por esta publicação há 150 anos», querendo com isso dizer que nunca se fez nada pelo Distrito que promovesse a sua coesão através de estudos conjuntos, o que estes “Cadernos” procurarão agora fazer. Numa excelente intervenção, o coordenador científico e emérito historiador leiriense falou de todos estudos insertos, dedicando a cada um uma especial atenção, destacando a sua importância específica e chamando a atenção para a sua abrangência territorial. Destacaria ainda a diversidade de matérias abordadas e as formações de cada investigador, uns académicos e outros dedicados amantes da nossa região.
A edição do 2.º volume dos Cadernos está já agendada para Setembro, com apresentação em Pombal.