Carlos Pires com o irmão, João Pires (viola)

Volvidos seis anos sobre a última publicação em livro, Carlos Lopes Pires retornou ao convívio dos leitores através de uma nova editora de Leiria, a Textiverso, agora com o trabalho poético "O Livro das Pequenas Orações". Apesar de ter apenas 48 páginas, é um livrinho de aspecto muito elegante, como a Textiverso está a habituar os seus leitores, e repleto de conteúdo. O poeta concedeu-se uma selecção rigorosa dos seus escritos e deixou que voasse para o público uma mão cheia - não mais do que uma mão cheia - de verdadeira poesia, que o revela um homem maduro, ponderado e exigente, e que deixa no leitor uma sensação de plenitude: «nos poemas/ encontrei as tuas asas// para este pássaro/ de mim».

A "apresentação" do livro decorreu numa das capelas da igreja de S. Francisco, em Leiria, a 10 de Maio de 2008, antecedendo o habitual Serão Literário das Cortes que, naquele dia, foi em Leiria. Curiosamente, quando todos pensavam que alguém iria apresentar o livro, o poeta pediu para apagar as luzes, acendeu umas quantas velas e pôs-se, ele mesmo, a recitar poemas... mas de um livro a haver! Foi a surpresa geral. A plateia ouviu em silêncio, quase religioso, e, no final, aplaudiu prolongadamente. Afinal, fora um privilégio ouvir de viva voz o próprio poeta.
Quanto ao livro, os presentes cuidaram de o apresentar, lendo cada qual, alto e bom som, o poema que mais lhe tocava. O irmão do poeta, João Pires, também interveio e cantou melodias suas, com poemas de Carlos Pires.