Cecília Basílio durante a sessão de autógrafos

“O Canto da Água”, da autoria de Cecília Basílio (textos) e de Fernanda Maio (ilustrações), é decididamente um livro diferente, uma vez que é «posto ao serviço de objectivos de natureza não apenas lúdica, mas também pedagógica e didáctica». Embora o livro tenha sido editado já no final de 2007 e, entretanto, distribuído pelo circuito livreiro, só no dia 14 de Maio de 2008 foi feita uma apresentação informal, no Porto, no Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes.

Contou com a presença da autora dos textos, Cecília Basílio, que juntou às suas considerações algumas imagens através das quais foi suscitando a discussão naquela que foi também uma aula especial. Com efeito, a assistir estiveram alguns dos alunos seniores que frequentam habitualmente as aulas de literatura daquele Instituto, entre outros. E o diálogo com a autora não se fez esperar, mantendo-se animadas e acaloradas as intervenções, não só interpelando as opções da escrita, mas também elogiando a autora pela ousadia nalgumas abordagens.
A conversa tornou-se bastante cordial, prolongando-se na sessão de autógrafos a que Cecília Basílio se prestou em seguida.
Uma referência para a editora Textiverso, que inaugura com este volume a sua colecção “Olhares” e que pretende, assim, abrir uma porta onde se possa «preservar, sustentar e fazer crescer os valores do espírito».