Desta vez, a equipa dos “Cadernos de Estudos Leirienses” foi até à Biblioteca Municipal de Alvaiázere para lançar o 13.º volume, o que aconteceu no dia 16 de Setembro de 2017. Tal como o volume anterior, tem 512 páginas, mais de metade das quais dedicadas ao concelho de Alvaiázere, e é uma edição da Textiverso, de Leiria. Na sessão colaborou o Município de Alvaiázere, que cedeu a sala e serviu um Porto de Honra, e a Al-Baiäz – Associação de Defesa do Património, que congregou investigadores para este volume de eleição. A apresentar o volume em geral, esteve o Dr. Mário Rui Simões Rodrigues, coordenador da edição, cabendo à Dr.ª Maria Adelaide Furtado, presidente da Al-Baiäz, a apresentação do dossiê sobre Alvaiázere. Na mesa estiveram ainda a Dra. Sílvia Rodrigues Lopes, Vice-presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, e Carlos Fernandes, o editor.

 

Mário Rui S. Rodrigues, antes de algumas generalidades sobre cada um dos temas tratados nestes Cadernos-13, excluindo o dossiê sobre Alvaiázere, chamou uma vez mais a atenção para a importância dos Cadernos enquanto projecto de uma região que poderá ser ainda mais fortalecido se os Municípios lhe dedicarem mais apoio.

Por sua vez, a Dr.ª Maria Adelaide Furtado, presidente da Al-Baiäz, apresentou uma excelente síntese de cada um dos temas abordados no dossiê sobre Alvaiázere e salientou a sua variedade, profundidade e qualidade, mostrando-se satisfeita com a adesão dos investigadores e com a abrangência das matérias tratadas, da geologia à botânica, da arqueologia à história, da economia à etnografia, passando por diversas artes como o vitral ou o cinema.

Este volume 13 dos Cadernos insere ainda o índice remissivo, por concelhos, dos Cadernos n.ºs 1 a 11 (2014 a 2016) e ainda algumas corrigendas de volumes anteriores.