Foi apresentado na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, no dia 7 de Outubro de 2017, o livro “Os segredos do Lapedo”, da autoria de Paula Araújo. Produzido pela Textiverso, o volume tem 218 páginas.

Trata-se de um romance criado para jovens e em que os próprios jovens são os protagonistas. A partir de um contexto nas diferentes vertentes alusivas ao Vale do Lapedo, ao Abrigo do Lagar Velho e à descoberta do achado arqueológico de grande importância que foi a sepultura “do Menino do Lapedo”, a autora desenvolve um enredo de histórias, actual e dinâmico, com as experiências de um acampamento de três turmas de uma suposta escola da região de Leiria.

Foi reduzida a plateia, mas nem por isso a conversa entre os presentes deixou de ser interessante. E, mais até do que a aventura narrada no livro, sublinhou-se a importância de os livros sobre o Lapedo serem pretextos para suscitar a curiosidade dos leitores e, como consequência, uma ou mais visitas ao local, não só para conhecer o belo espaço mas também para aprender sobre a sua importância enquanto território de vivência humana desde a pré-história.