Aspecto da sessão de lançamento, em Mira
A convite da Câmara Municipal de Mira e da Livraria "Era Uma Vez", de Ançã, a escritora Lurdes Breda esteve presente, no dia 10 de Agosto, pelas 22h00, na Feira do Livro de Mira, no terreno entre os dias 7 e 16, no Largo da Barrinha, Praia de Mira, para o lançamento do seu mais recente livro infanto-juvenil "A Nuvenzinha Cor-de-Farinha", editado pela Textiverso na sua colecção "Sol Verde".
As ilustrações são da Carla Figueiredo (Curso de Pintura da Sociedade Nacional de Belas Artes). Lurdes Breda ilustrou o texto "O Caracol Turbulento e o Ciclo da Água", de teor pedagógico, incluído neste livro, que alerta as crianças para a importância da água no nosso planeta.
Estiveram presentes, na sessão de lançamento, para além da autora: a Vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Mira, Dra. Sandra Pereira; o Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Professor Carlos Alberto; e, a apresentar a obra, Ana Cristina Jorge, Professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico e, actualmente, a exercer a função de directora no Agrupamento de Escolas de Arazede, Montemor-o-Velho.

 

 A autora durante a sessão de autógrafos, em Condeixa

Ana Cristina Jorge, depois de sintetizar o conteúdo do livro, que deu a ler aos filhos, recolhendo a sua opinião, terminaria a sua intervenção sugerindo os termos em que, pedagogicamente, este livro pode ser utilizado. E deu um exemplo:
«1.ª parte: explorar o texto; dramatizar; fazer Expressão Plástica (de salientar as excelentes ilustrações); motivar para a imaginação; ensinar de forma lúdica.
«2.ª parte: motivar para o Estudo do Meio; informação científica do ciclo da água; motivar para o respeito a ter pelo consumo de água; motivação e divulgação para a necessidade de diminuição do consumo da água; construir cartazes sobre o ciclo da água; utilizar a internet para complementar informações; fazer projectos...»
Terminaria com considerações sobre os cuidados a ter com a utilização da água:
«A poupança de água passa por gestos simples no nosso dia-a-dia. Que esta apresentação tenha servido para elucidar e, de acordo com o terminus do livro... descobre na tua casa todas as coisas que poderás fazer para não desperdiçar água. Eu pergunto: posso contar convosco? Obrigado amigos... e obrigado Lurdes por este contributo fantástico para ajudar a construir um mundo mais consciente de que urge uma cultura ecológica em cada um de nós, para desta forma ajudarmos os mais jovens a tê-la também.»
Lurdes Breda foi o último elemento da mesa a intervir. Ao falar da obra, disse: «"A Nuvenzinha Cor-de-Farinha" é um pequeno conto, no qual pretendi explorar o som e o ritmo das palavras, para que ele possa ser assimilado, não só através da leitura e da ilustração, mas também pela sua concepção musical. Tentei, ainda, através dos sentimentos e da afectividade, utilizados como formas de expressão universais, fazer coincidir as vertentes poética e narrativa, de maneira a estimular a fantasia dos mais jovens.»
Referindo-se ao texto "O Caracol Turbulento e o Ciclo da Água", Lurdes Breda acrescentou: «A preocupação ambiental, sobretudo, no que respeita à importância e preservação da água, foi outro elemento relevante neste livro. Daí que tenha incluído um texto de carácter pedagógico sobre o Ciclo da Água. A educação ambiental deve ser uma preocupação não apenas direccionada aos mais jovens, mas à sociedade em geral. Devemos ter consciência de que a água é um elemento imprescindível à vida na Terra. A nossa sobrevivência depende, sobretudo, do nosso dever cívico e dos cuidados que tivermos no dia-a-dia.»
A encerrar a sua intervenção, a autora aludiu à importância da poesia, ao afirmar: «Para além do seu sentido estético, a poesia, neste caso a prosa poética, tem também uma função social e educativa. Foi um desafio interessante que fiz a mim mesma, por isso, espero que vos dê tanto prazer a ler e a descobrir esta Nuvenzinha Cor-de-Farinha e o seu amigo Caracol Turbulento, como me deu a mim brincar com as palavras e com a imaginação!»
Em seguida, três meninas, convidadas para o efeito, leram, cada qual, um excerto do livro, despertando, na assistência, o interesse e a vontade de descobrir o resto da história.
A sessão contou ainda com a intervenção do Grupo Poético de Aveiro - do qual a autora é membro - na leitura de vários poemas subordinados ao tema da água. Assim, através de poesias inéditas e de outras consagradas, o Orlando Figueiredo, a Rita Capucho e a Ana Paula Mabrouk adoçaram a noite com palavras líquidas.
Seguiu-se uma sessão de autógrafos no stand da Livraria "Era Uma Vez".
"A Nuvenzinha Cor-de-Farinha" foi procurada por um público bastante heterogéneo. Compareceram crianças de idades variadas, professores e outras pessoas ligadas à educação, e pais e familiares, que procuraram o livro, sobretudo, pelo seu complemento pedagógico.
Terá sido esse um motivo para que uma das pessoas presentes na sessão de autógrafos, e que tem contacto com instituições de Timor, comprasse vários exemplares do livro para enviar para a escola timorense de Laulara.
Dado o interesse que a obra despertou, a autora foi convidada para, ainda na Feira do Livro de Mira, fazer, no próximo dia 15, pelas 21h0, uma nova sessão de autógrafos, no stand da Livraria "Era Uma Vez".
De referir que Lurdes Breda fez um pré-lançamento deste seu trabalho na Feira de Condeixa, que teve lugar junto das ruínas de Conímbriga, no dia 9 de Agosto. Foi, também esta, uma excelente oportunidade para revisitar amigos e conhecer outros públicos, aliás muito receptivos ao novo livro da autora, último de uma série de oito que publicou até ao momento.