O autor usando da palavra
Com edição do autor e produção da editora Textiverso, acaba de ser apresentado ao público o livro "PEREIRA ROLDÃO - Velha Família da Marinha Grande", da autoria de Gabriel Roldão. Aconteceu no dia 26 de Julho, durante a tarde, justamente na esplanada da residência do Autor, em S. Pedro de Moel. Trata-se do 9.º volume da colecção TEMPOS & VIDAS.
Este trabalho genealógico tem 468 páginas e encerra uma longa história que ocupou o autor durante mais de 18 anos. Tudo terá começado com os velhos papéis do avô, António Pereira Roldão, habituado que foi a passar para a escrita muitas passagens da sua vida. Também ele deixou dispersa entre esses papéis uma pequena organização genealógica descritiva, memória não muito extensa, mas conciso escrito sobre aquilo que afinal ele sabia ser importante e representativo desta grande família durante os mais de 300 anos que neste trabalho se reportam.
Para a elaboração deste vasto trabalho não bastaram os elementos colhidos dos apontamentos de António Pereira Roldão, e por isso o Autor e amigos recorreram à fonte mais correcta e esclarecedora de que se dispõe em Portugal, ou seja, os "assentos paroquiais" depositados nos arquivos da Torre do Tombo. Mas também a outras, desde as conservatórias do Registo Civil de Marinha Grande e Leiria ao Cemitério Velho da Marinha Grande, passando pelo Arquivo Distrital de Leiria e pela secção de registos dos Mormons.

 

Carlos Fernandes apresentou a obra

Gabriel Roldão dedica a maior parte deste livro aos Pereira Roldão da Marinha Grande, mas não descura outros Roldão, designadamente das Mouriscas, de Constância, Sardoal e Vila de Rei, de Pinhel, de Portimão, de Alijó, de Alpalhão, de Bragança, de Ervedosa do Douro, de Melgaço, de Mora, de Pedrógão Grande, de Viana do Alentejo ou do Vimieiro.
Como anexo de cerca de 100 páginas, o Autor insere duas tabelas - uma cronológica, com cerca de duas mil linhas, e outra alfabética - que permite aos leitores, sobretudo familiares, chegar rapidamente ao nome de cada qual e seus ascendentes ou descendentes, em particular no ramo da Marinha Grande. Aliás, o grosso do livro é constituído por pequenas biografias dos Pereira Roldão originários da Marinha Grande, antecedidas por pequenos estudos sobre a origem do apelido "Roldão", as profissões mais correntes, a roda dos expostos ou as consequências das invasões francesas na Marinha Grande.
Na sessão de lançamento perante inúmeros familiares Roldão de todo o país, Carlos Fernandes fez a apresentação e disse, nomeadamente, ser "uma obra importante porque atravessa transversalmente a história da Marinha Grande e de outras regiões do país". E acrescentou: "Não é possível falar de uma família tão vasta sem ter presente os contributos sociais, económicos, políticos e culturais que, ao longo do tempo, pelo menos nos últimos três séculos, foram sendo dados às regiões onde se fixou e a que imprimiu a sua dinâmica, com a Marinha Grande indiscutivelmente elevada ao vértice irradiante." Diria mais: "De ferreiro a professor ou comerciante ou industrial, passando obrigatoriamente por vidreiro, oficial de vidraça ou de cristal, lapidário, simples operário, serralheiro, carpinteiro, agricultor, bancário, arquitecto, escritor ou engenheiro, o espectro das ocupações desta família é tão alargado quanto o permitia e permite o saber e a capacidade empreendedora de cada um, mas também, com o passar do tempo, o efeito de grupo, com a sua rede alargada de influências, a sua presença forte nos centros de decisão e nas áreas vastas mas subtis das movimentações económicas, o seu papel no desenvolvimentos de soluções industriais, muito especialmente na área do vidro, mas também noutras, e, não menos importante, com o seu peso socio-político." Por outro lado, referiu, "não se pode escrever a história da Marinha Grande sem se ser sistematicamente interpelado pelo papel que a família Pereira Roldão desempenhou em todas as vertentes da sua tessitura".
Gabriel Roldão aproveitou a oportunidade para solicitar uma colaboração mais empenhada da família Roldão para um aperfeiçoamento desta genealogia, desde já garantida pela também familiar e ex-apresentadora da RTP, Fátima Medina. Outras figuras mediáticas presentes foram Patrícia Galo (RTP-2), Orlando Dias Agudo (RDP e RTP), o Professor Fernando Roldão Dias Agudo (doutorado em Ciências Matemáticas e Professor Agregado de Matemática Pura) ou o Dr. Osvaldo de Castro (Deputado PS).