soares_barbosas_capaTítulo completo: Os Soares Barbosa – Ansianenses Ilustres

Autor: Ricardo Charters d’Azevedo

Colecção: Tempos & Vidas, 20

ISBN: 978-989-8044-66-2

Nº de páginas: 134

Preço: 12 euros

Disponibilidade: Disponível

[COMO ENCOMENDAR]

Sinopse

O conhecimento existente de dois insignes ansianenses como os Padres Drs. António Soares Barbosa  e Jerónimo Soares Barbosa era muito escasso, até na própria vila de onde são naturais e onde, apesar de tudo, são há muito recordados pela atribuição do nome de um deles a uma rua e o do outro a um colégio. De um modo geral, ignorava-se o que realmente foram, o que escreveram e o que seus contemporâneos opinaram sobre as suas obras, que são ainda hoje, mais de duzentos anos depois, lidas e estudadas em Portugal e no estrangeiro.

 

O estudo de Ricardo Charters d’Azevedo que se apresenta nesta edição dá-nos nota do intenso labor intelectual destes ilustres ansianenses e mostra igualmente qual a sua actuação quando das reformas pombalinas na Universidade de Coimbra e em tempo dos jansenistas e dos jacobeus.

 

Num interessante anexo transcrevem-se as instruções de 1759 para professores de gramática latina, grega, hebraica e de retórica, bem como a forma de organização dos estudos determinados pelo Marquês de Pombal, no qual se escreve que «da Cultura das Ciências depende a felicidade das Monarquias, conservando-se por meio delas a Religião, e a Justiça na sua pureza e igualdade».

Os dois insignes professores tiveram naturalmente irmãos e irmãs, e para o único que teve descendência, médico em Leiria, apresenta-se a sua descendência até aos dias de hoje.