Título completo: Peregrinação na memória – Datas e notas à volta de Cister
Autor: Rui Rasquilho
Colecção: Tempos & Vidas - 30
ISBN: 978-989-8812-11-7
N.º de páginas: 284
Preço: 20 euros
Disponibilidade: Disponível
Sinopse
Neste livro, as datas e as notas remetem-nos primeiro para a Roma cristã, apenas para registar o começo da peregrinação no passado, sem suposições, pois é sabido que o vago é inimigo da análise histórica.
Entre muitas referências, Rui Rasquilho escolheu simbolicamente o início da construção do maior mosteiro medieval, em 1088. Em contraponto ao poderoso mosteiro dos monges negros de Cluny e na data de 1098, o abade do mosteiro de Molesme, beneditino, resolveu recuperar o exercício da prática da regra de S. Bento e iniciou o ciclo dos Monges Brancos de Cister, no retorno à castidade, à pobreza e à obediência.
Referem-se, por isso, aos cistercienses a maioria das datas e das notas e, de um modo geral, os textos mais longos.
Fala-se também de acontecimentos incontornáveis para a reconstituição da linha do tempo, tendo em consideração que a clausura imutável dos cenóbios não corta a ordem do mundo.
“Cister tendrá futuro? podemos responder siempre que sí. Hay realidades que van a pasar y van a desaparecer.” – palavras de D. Juan Martin Hernandez, abade de San Isidro de Dueñas, em 2012.
Servem-se assim vários leitores, seduzindo-os a ir mais além na avaliação crítica dos acontecimentos sem perder de vista a cronologia.