Título completo: Combatentes de Alvaiázere na Grande Guerra
Autor: Manuel Augusto Dias
Colecção: Tempos e Vidas - 50
ISBN: 978-989-8812-98-8
N.º de páginas: 298
Preço: 10 euros
Disponibilidade: Disponível no promotor [
Sinopse
Entre 1914 e 1918, Portugal viveu um dos mais graves e desafiantes momentos da sua história, envolvendo-se num conflito mundial que arrastou mais de cem mil portugueses para diversas operações militares que decorreram nos lamacentos campos da França e da Flandres, nas agitadas águas do Atlântico e, ainda, nas ardentes savanas de Angola e de Moçambique. Cumpre-se agora um século do desfecho dessa trágica deflagração que os seus contemporâneos, conscientes da sua excepcional dimensão, designaram, significativamente, como Grande Guerra.
Nessa missão – exigida pela imperiosidade de livrar as nossas colónias do cobiçoso império alemão, requerida pelas obrigações da vetusta Aliança Luso-Britânica, ou aconselhada para neutralizar a hipótese de invasão da poderosa monarquia espanhola sobre a debilitada república portuguesa – participou cerca de uma centena e meia de alvaiazerenses. São evocados aqui e agora, ao publicar-se esta excelente e aprofundada obra do Dr. Manuel Augusto Dias.
Com esta iniciativa, realizam-se os objectivos estatutários da Al-Baiäz: de levantamento, estudo, inventariação, defesa, valorização e divulgação do património histórico de Alvaiázere. Mas, principalmente, perpetuam-se, nestas singelas folhas de papel, a memória daqueles que, servindo Portugal, honraram as Terras de todas as sete freguesias deste nobre Concelho onde nasceram: Almoster, Alvaiázere, Maçãs de Caminho, Maçãs de Dona Maria, Pelmá, Pussos e Rego da Murta.