cordas_porto001

O livro de Daniel Basílio, “São douradas as cordas”, edição Textiverso de Outubro de 2009, foi apresentado também no Porto, no Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes, desta feita a 20 de Junho de 2011. Daniel Basílio é ali professor desde há algum tempo, ministrando "Arte e Cultura Islâmica”. A sua vertente poética concitou o apreço do Director daquele Instituto, o Professor Doutor Levi Guerra, que promoveu a apresentação do livro para o seu público docente e discente.

 

cordas_porto002

 

Perante uma plateia considerável, o Professor Doutor Levi Guerra fez considerações muito interessantes sobre o livro e a poética de Daniel Basílio, mostrando-se admirador da escrita e do estilo do poeta recém estreado nas lides da escrita.

Também o Professor Doutor Gustavo Rubim, que já fizera a apresentação em 2009, em Leiria, interveio para, de forma mais elaborada, ler interpre-tativamente a poesia de Basílio, autor que apelidou de poeta irresponsável: «Digo que é um poeta irresponsável no sentido em que não se pode pedir a um poeta assim que, por exemplo, corrija versos menos conseguidos ou que escreva um novo livro para construir uma obra.» Rubim definiria o “poeta irresponsável” como «aquele para quem a poesia é superior a quem a escreve». A intervenção de Gustavo Rubim pode ser lida aqui na secção Autores, rubrica “Apresentações”.