not miseric alcob001

“História da Misericórdia de Alcobaça – Esboço histórico desta Misericórdia desde a sua fundação até 1910”, da autoria de Francisco Baptista Zagalo, é o título de um livro agora reeditado em fac-simile, com complementos de actualização, e apresentado no auditório municipal de Alcobaça, no dia 1 de Dezembro de 2013, no âmbito da comemoração dos 450 anos da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça (1563-2013), pelos Prof. Doutor Saul Gomes e Eng. Pedro Tavares. O fac-simile tem 364 páginas e os complementos 60, pelo que o volume ostenta 424 páginas no total. A reedição é da editora Textiverso, com os apoios do Eng. Ricardo Charters d’Azevedo e da própria Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça.

not miseric alcob002

Esta reedição, para além do fac-símile do livro, insere uma Apresentação, da responsabilidade do Sr. Professor Doutor Saul António Gomes, uma nota sobre “Francisco Baptista Zagalo e a Misericórdia de Alcobaça”, um “Resumo temático [do historial da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça] do séc. XX e início do séc. XXI” e a caracterização da mesma Santa Casa como “Uma epopeia social”, ambas da responsabilidade do Sr. Eng. José Pedro Duarte Tavares (actual Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça), e ainda os fac-símiles do jornal “Correio de Alcobaça” (número extraordinário de 1 de Maio de 1906), do opúsculo “Alcobaça a Zagallo” (de homenagem ao Dr. Zagalo, no dia 1 de Maio de 1907) e do desdobrável com o programa do “Sarau Dramatico-Musical” (apresentado no Teatro Alcobacense no âmbito da mesma homenagem), cedidos gentilmente pelo Arquivo Distrital de Leiria.
Sobre o livro, escreveu Pedro Tavares: «A Misericórdia de Alcobaça tem uma História cheia e dispõe de um acervo documental notável, que escapou às delapidações e sobressaltos da evolução dos tempos. Há mais de cem anos, um grupo de alcobacenses notáveis fizeram do nada uma obra grandiosa, cuja estrela foi o Hospital de Alcobaça, pelo menos o terceiro em que a Misericórdia se empenhava. Pontificaram os seus Provedores Bernardino Lopes de Oliveira e Francisco Baptista Zagalo, tendo este último compulsado o Arquivo da Misericórdia e coligido uma obra notável que só não viu publicada por a morte o ter surpreendido em 1910. A “Historia da Misericórdia de Alcobaça – Esboço histórico desta Misericordia desde a sua fundação até 1910”, de autoria de Francisco Baptista Zagalo, veio a ser dada à estampa em 1918 pela Tipografia e Papelaria de António Miguel d’Oliveira.»
O Prof. Saul Gomes considerou mesmo que «a principal fonte de informação histórica relativa à Misericórdia de Alcobaça, assim como às demais instituições de Santas Casas noutros lugares do antigo couto alcobacense, é, ainda hoje, a monografia publicada, em 1918, por Francisco Baptista d’Almeida Pereira Zagalo». E ainda que «a Misericórdia de Alcobaça lhe mereceu amplo estudo histórico, muito documentado, razão principal, aliás, da utilidade científica da sua reedição para os investigadores contemporâneos e do interesse cultural que esta monografia representa para todos os alcobacenses».
Quando se comemoram os 450 anos da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, é digna de apreço a reedição desta obra, sobretudo porque foi feita com muito carinho por um dos seus mais ilustres Provedores e estava praticamente esquecida, se é que não era desconhecida, de público e investigadores.