Na Biblioteca da Escola Básica de Maceira – Centro Escolar, foi apresentado, no dia 31 de Março de 2018, o livro para crianças “A escolha do Sebastião”, da autoria de Ana Cristina Luz, com produção da Textiverso, de Leiria.

 

Este livro, que tem 28 páginas e a colaboração de 14 ilustradores, era para ser apresentado pelo professor e dramaturgo Luís Mourão, mas razões de última hora impediram que comparecesse. Em todo o caso, fez chegar um texto em que resume o que pretendia dizer do livro em apreço, designadamente que se trata de «um livro simples e claro, um livro aparentemente inocente, que encerra uma das questões cruciais para vivermos, nós os Sebastiões mais velhos, de bem connosco e com aqueles que nos rodeiam e, sobretudo, lhe dá uma resposta». Este livro coloca uma pergunta e dá-lhe uma resposta: «Sebastião escolhe mesmo. Escolhe por amor. Não por isto ser, ou lhe parecer ser, melhor ou mais gratificante do que aquilo, mas porque é naquilo que se traduz um desejo, por vais vago e infantil que pareça ser, de felicidade.»

Uma boa parte das ilustradoras esteve presente e fez alguns comentários sobre o desafio que foi ilustrar um livro a várias mãos.

A autora aproveitou a sessão para oferecer a duas instituições – a APPC e a Casa do Mimo – dois lotes de livros cuja venda reverterá em favor delas.