A freguesia da Barreira (Leiria) testemunhou um acto cultural relevante no dia 6 de Maio de 2018 quando se lançou, no seu Salão Paroquial, uma “Antologia de poetas da Barreira”, organizada por Pedro Moniz. É um livro de 128 páginas produzido pela Textiverso, que foi apresentado por Clara Maria de Sousa Paulo, também ela a laborar na área da poesia e já com um livro publicado.

 

Este livro reúne trabalhos de 13 pessoas da Barreira ou ligadas à Barreira, sendo que apenas uma delas já não está entre os vivos – José Pereira (Renta), dos Andreus. Os outros são: Adélio Amaro, Alzira Moniz, Ana Violante Bernardes, António Borges da Cunha, António Nunes, Catarina Moniz, Edite Vieira, Júlia Moniz, Luz Violante, Pedro Moniz, Sandra Amaro e Zaida Paiva Nunes. São textos de carácter poético, de géneros e estilos diversos, como é normal quando se juntam pessoas de idades, formações e gostos diferentes.

No Prefácio, Pedro Moniz escreve que, «com este evento real, mas também simbólico, abrem-se as portas para alguns ilustres anónimos divulgarem trabalhos que, pela sua graciosidade e semântica, deviam conhecer a luz do dia». E lança o repto: «Que este projeto constitua uma sugestão aproveitada pelos barreirenses para fomentar o gosto pela nobre arte da Poesia.»

A ilustrar a sessão esteve o Rancho Folclórico da Barreira que deu testemunho da sua arte e contemplou autores e público com algumas demonstrações de danças típicas da região.