Pela primeira vez desde o seu aparecimento, em Maio de 2014, os “Cadernos de Estudos Leirienses” dedicaram a sua última edição (n.º 16) a um tema exclusivo: “Os Militares do Distrito de Leiria na 1.ª Grande Guerra em França e em África”. O lançamento deste volume de 520 páginas, produção da Textiverso, foi no dia 9 de Junho de 2018 e decorreu nas instalações do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes, gentilmente cedidas para o efeito.

 

Ao coordenador científico dos Cadernos, Prof. Doutor Saul António Gomes, coube a introdução deste lançamento, dissertando com assertividade sobre os importantes episódios militares que marcaram a região, desde a reconquista, com Afonso Henriques, à participação na 1.ª Grande Guerra e na Guerra Colonial, passando pela crise de 1385 e respectiva batalha, dita de Aljubarrota, pelas invasões francesas e pelas guerras liberais, sempre com a intervenção marcante dos militares de Leiria.

A apresentação propriamente dita deste volume 16 dos Cadernos coube ao coronel Ismael Alves que, numa bem elaborada síntese, citou todos os 25 artigos inseridos, mais três rubricas (fac-similes, catálogo e transcrições), e salientou as suas principais vertentes. Sublinhou a abrangência territorial (de Peniche a Castanheira de Pera) e diversidade de matérias tratadas, de simples estatísticas ao ensaio, sem esquecer biografias, memórias, homenagens, património, arte, literatura, imprensa, museus e política.

Este será, de facto, o livro que, com mais pormenor, trata do assunto centenário que foi a participação dos militares portugueses, em especial os do Distrito de Leiria, na 1.ª Grande Guerra de 1914-18. Não se conhece outro que, neste assunto, tivesse sido tão abrangente, nem tão objectivo, até porque só recentemente foi possível aceder a algumas fontes inportantes.

O coordenador científico, depois secundado por outros colaboradores, recomendou que se produzam outros Cadernos temáticos, designadamente um sobre o Pinhal de Leiria. Assunto a estudar pela Textiverso, em função de autores e investigadores disponíveis.