“Bichofonias – contos com bichos dentro” é o título do mais recente livro infantil escrito por Lurdes Breda e ilustrado por Marta Jacinto, com a supervisão pedagógica de Joana Rama. A obra, de 48 páginas, recomendada pela Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, teve o seu lançamento no dia 29 de Setembro de 2018, na Pastelaria “O Afonso”, na cidade de Coimbra.

Para além das boas-vindas dadas pela Dra. Olga Cavaleiro (anfitriã do espaço), houve também a intervenção da Dra. Marisa Lousada (terapeuta da fala e professora na Universidade de Aveiro), em representação da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, a qual saudou as autoras e se congratulou pela edição da obra, que considerou relevante no domínio do aprendizado da linguagem. Com efeito, o livro, embora pensado para crianças de 1.º ciclo e contexto das Necessidades Educativas Especiais (NEE), constitui também uma mais-valia para pais, educadores, professores, terapeutas da fala e outros profissionais.

A terapeuta da fala Joana Rama, responsável pela revisão pedagógica do livro, reforçou a sua componente pedagógica e a utilidade deste, enquanto importante ferramenta no trabalho desenvolvido com crianças, em especial na compreensão de grafemas, fonemas e dígrafos da língua portuguesa.

Já Lurdes Breda, escritora de “Bichofonias – contos com bichos dentro”, salientou a parte lúdica e afectiva do livro, a interacção e camaradagem entre os vários intervenientes no percurso percorrido até à sua edição, não esquecendo de mencionar a extraordinária ilustração da Marta Jacinto e o apoio e acompanhamento de Carlos Fernandes (editora Textiverso).

Madalena Oliveira (professora aposentada e membro do Grupo Poético de Aveiro) foi convidada a ler um dos contos do livro e atentamente ouvida pelo público presente.

No términus do evento, foi servido um lanche oferecido pela anfitriã da Pastelaria “O Afonso”, que se transformou num momento de confraternização e convívio.