Artigos relacionados

Na montra

livro_oracoes.jpg

A Biblioteca Municipal de Alvaiázere foi o local eleito para o lançamento, no dia 10 de Novembro de 2018, de um importante livro que tem por título “Combatentes de Alvaiázere na Grande Guerra”. O autor é o ansianense Dr. Manuel Augusto Dias, e o livro, com 298 páginas, é uma co-edição da Al-Baiäz – Associação de Defesa do Património e da Câmara Municipal de Alvaiázere, com produção da Textiverso. Na mesa estiveram, para além do autor, a Presidente da Câmara, Arq. Célia Marques, e o Presidente da Al-Baiäz, Dr. Mário Rui Rodrigues.

 

Célia Marques reiterou o que escrevera no Prefácio, sublinhando que, no esforço militar feito por Portugal na Grande Guerra, «Alvaiázere contribuiu com 151 homens que deixaram as suas famílias para trás em prol da defesa do bem comum e do seu país, que viveram momentos difíceis e de elevado desgaste psicológico e físico e que sofreram, também, com a dramática situação económica e de insegurança em que deixavam as suas famílias». A asseverou que «esta centena e meia de alvaiazerenses merece que o seu município, o seu lar e os seus conterrâneos não os esqueçam e que perpetuem o seu altruísmo, a sua coragem e o seu sacrifício». Terminou  reconhecendo que «este é o momento de fazer o merecido reconhecimento público aos que, há um século, pugnaram pela sua Pátria, na defesa dos valores da liberdade e dos valores da solidariedade, permitindo que hoje estes valores se perpetuem na nossa comunidade».

O autor fez depois uma pequena palestra que teve como base o teor do livro, destacando as figuras mais marcantes e o significado do esforço dos militares alvaiazerenes freguesia a freguesia como se designavam então (Almoster, Alvaiázere, Maçãs de Caminho, Maçãs de D.ª Maria, Pelmá, Pussos e Rego da Murta).

Finalmente, Mário Rui Rodrigues apresentou ao público a estrutura do livro, que tem quatro capítulos, a saber: 1- O deflagrar da Grande Guerra; 2- A entrada de Portugal na Guerra, na Frente Ocidental; 3- O CEP na Frente Ocidental; e 4- Os combatentes do município de Alvaiázere. O livro termina com uma importante Cronologia da participação portuguesa na Grande Guerra.