Título completo: Elucidário do Pinhal do Rei

Autor: Gabriel Roldão

Colecção: Tempos & Vidas – 37

ISBN: 978-989-8812-46-9

N.º de páginas: 768

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Disponível no promotor – Confraria da Sopa do Vidreiro [ Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ]

 

Sinopse

O interesse pela história do Pinhal do Rei, Pinhal d’el Rei, também designado por Pinhal de Leiria ou, mais recentemente, Mata Nacional de Leiria, vem crescendo de forma exponencial. A criação de uma corrente de opinião sob a designação de APILEI – Amigos do Pinhal do Rei, em Janeiro de 2015, fez agitar a opinião pública através de diversas publicações na comunicação social e a partilha de conclusões com as diversas entidades que gerem administrativamente esta extraordinária floresta, tornando-se num acontecimento importante.

a obra de Gabriel Roldão, agora apresentada sob o título “Elucidário do Pinhal do Rei” e extraída de uma recolha mais lata designada “Elucidário da Marinha Grande”, constitui uma autêntica monografia do Pinhal de Leiria e pode ser usada como apoio e esclarecimento proveitoso capaz de servir aos leitores de um modo geral, como expressão de um hiato da História de Portugal que nos é comum, sendo não narrativa, mas elucidativa.

 

O sistema adoptado pelo autor consiste no tratamento tópico a tópico, em verbetes de cariz temático, de que resulta um modelo de consulta simples, que salvaguarda uma feição popular, acessível a todos os leitores, sem descurar o rigor e a fundamentação, essenciais para outras utilizações, designadamente a científica.

O trabalho desenvolve-se em 14 capítulos, a saber:

– O Pinhal do Rei

– Cedência de terrenos

– Eventos sociais

– Fauna do Pinhal do Rei

– Flora ndo Pinhal do Rei

– Instalações Florestais

– Notas Históricas

– Legislação sobre o Pinhal de Leiria

– Personalidades ligadas ao Pinhal do Rei

– Profissões Florestais

– Relativo ao Pinhal

– Relativo ao Pinheiro

– Relativo à Resinagem

– Miscelânea.

“Elucidário do Pinhal do Rei” representa, pois, uma acção não gratificada, mas gratificante, desenvolvida com grande paixão, com busca, nas mais variadas fontes, de novos elementos de informação, confirmando factos da história desta espantosa floresta, numa prolongada e cansativa procura nos arquivos de muitos acontecimentos, ou nas publicações contemporâneas.

Com este trabalho, o autor considera poder contribuir para um melhor e adequado conhecimento da história do Pinhal do Rei.