Título completo: Pataias e suas gentes

Autor: António Carvalho Gonçalves, Humberto de Sousa Santos e Turíbio da Encarnação Machado

Colecção: Tempos e Vidas - 47

ISBN: 978-989-8812-88-9

N.º de páginas: 376

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Não disponível

 

Sinopse

O livro “Pataias e suas gentes” é uma velha aspiração dos seus autores, no sentido de dotarem uma memória coletiva de todos os valores, pessoas, factos e história daquela freguesia secular. É também uma tentativa de evitar perdas irreparáveis de conhecimento, devido à cruel lei da vida, ao não registo de todos os factos e acontecimentos e ao saber dos “mais antigos”, a verdadeira memória dos povos e das povoações. É um testemunho para memória futura de gentes, factos, acontecimentos e um pouco de História de uma região que, ao longo dos tempos, foi apagando todos os vestígios da sua existência, deitando abaixo monumentos, descurando a sua génese e sobretudo, fazendo a apologia do que “o que é moderno é bom”...

Este trabalho é também feito de escolhas baseadas em critérios sempre discutíveis, apenas com a intenção de relevar o que pareceu realmente relevante, passando para a posteridade, entre outros factores, pessoas da mais humilde condição, mas que, por obras valorosas, contribuíram para tornar a vida dos outros mais agradável, quer através da criação de valor, quer por actividades que, de algum modo, fazem sentir orgulhosos os que nasceram pataienses.

 

Com esta obra, os autores quiseram homenagear as suas colectividades, instituições, empresas e personalidades que se salientaram nas mais diversas áreas, designadamente parteiras, desportistas, escritores e outros que, pelo seu contributo ao longo da vida, fizeram da antiga freguesia de Pataias uma região aprazível, atractiva e um espaço ideal para todos os que a escolheram para viver, trabalhar e constituir família.

A escolha dos temas teve como base a sua originalidade, “fugindo” os autores, tanto quanto possível, a citações de trabalhos já publicados, procurando deste modo enriquecer e aprofundar o conhecimento sobre a História da sua terra que, longe de qualquer tipo de protagonismo, antes privilegia, humildemente, o contributo para o objetivo a que se propuseram: o conhecimento da sua terra e das suas gentes!