Revista Dobra em tempos de pandemia − desdobramento
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Conheça o desdobramento que a revista Dobra dedica à partilha de reflexões, trabalhos artísticos e iniciativas colectivas que testemunham o imponderável presente que é o nosso.
Tomás Maia — Manuel Valente Alves — Pedro Zamith — Aurelindo Jaime Ceia — Luiz Carvalho — Rui Matos — Fernando Estevens — Carlos Guerreiro — Manuela Matos Monteiro — Rui Macedo — João Catarino — Isabella Beatrix — António Trindade.
Continuamos a acolher a partilha das vozes e dos olhares.
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O nosso ethos: o que nos move
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A actividade editorial, como qualquer actividade humana, não é social ou politicamente neutra. Nas disciplinas de gestão de empresas, este fenómeno é abordado, embora de forma marginal, normalmente referindo-se às externalidades das empresas (efeitos no ambiente resultantes da sua actividade), sendo usualmente designado por «responsabilidade social» das empresas.
A responsabilidade de uma empresa editorial é bem maior do que normalmente se pensa. Assim, no que respeita à «responsabilidade social», defendemos que todas as actividades económicas se deveriam submeter a normas de um desenvolvimento humano sustentável, se bem que, a nosso ver, a própria definição de Desenvolvimento Humano Sustentável (DHS) proposta pelo Plano das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) ainda seja muito tímida e redutora.
No nosso ADN consta a preocupação com o ambiente e a sobrevivência do planeta e pautamos a nossa atividade pela exigência de qualidade em detrimento da quantidade. O DHS (Desenvolvimento Humano Sustentável) não pode, porém, ter apenas as componentes económica e ambiental, deve ter uma forte componente cultural, aliás indissociável das primeiras. Assim, a promoção de um DHS não pode ser apenas uma proposta de novos modos de fazer e consumir no aspecto económico e ambiental, tem necessariamente de ter uma componente de novas formas de encarar a «produção» e «distribuição» de bens culturais, designações que propomos, desde já, substituir por «criação» e «fruição» de bens culturais.
Neste âmbito, não descurando todos os projetos em curso, que já concorrem para os desideratos acima referidos, colocámo-nos ao serviço de um novo projeto em três vertentes, intitulado «(I)materialidades - Etnografia e Património», com a sua primeira materialização em três publicações que aguardam um lançamento presencial.
Sessão do lançamento de POESIA PAGÃ, de Miguel Samarão
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APRESENTAÇÃO DA OBRA POR RITA BASÍLIO
Antes de dar a palavra ao autor, gostaria de fazer uma breve apresentação deste livro de Miguel Samarão que, espero, seja o primeiro de muitos.
Quando, no início deste ano, a Editora Textiverso recebeu um email do Miguel Samarão manifestando o seu interesse em publicar sob a nossa chancela, foi unânime, após apreciação do original de Poesia Pagã, o parecer favorável à sua publicação, com o reconhecimento da sua manifesta qualidade poética.
Foi da escolha do autor a excelente fotografia da capa, que estabelece com o corpo do texto, no seu todo, ou com este ou aquele poema em particular, uma relação de simbiose, deixando-nos na indecidibilidade quanto ao primado da imagem sobre o texto ou do texto sobre a imagem. A fotografia da capa celebra o cunho dionisíaco presente no fio condutor que interliga estes poemas, conferindo-lhe a unidade que faz a obra um todo completo em si mesmo.
Na verdade, o próprio objecto livro apela, de imediato, aos nossos sentidos: Poesia Pagã apresenta-se-nos, deste modo, como «uma coisa feliz» (convocando Rilke, nas Elegias de Duino), «uma coisa bela» − a thing of beauty − (nas palavras de Keats).
Poesia Pagã é, assim, o livro com que Miguel Samarão, excelente músico e poeta, se estreia na cena literária, com um traço muito próprio, a que subjaz uma forte componente musical, que desde logo singulariza a sua composição poética e artística.
O termo “lírico” remonta ao grego lyrikós, “relativo à lira”, instrumento musical com o acompanhamento do qual os poetas recitavam os seus versos. Durante o período da Idade Média, como se sabe, os poemas eram cantados. Miguel Samarão vai à raiz desta tradição para nos dar a ouvir, nos seus versos, a voz singular que é a sua. (Como nos deu a ouvir, na abertura desta sessão, a maravilhosa música que também compõe e executa).
Miguel Samarão é, de facto, um poeta. Ser poeta não é dar a um texto a forma gráfica de versos, como parece ser o entendimento de muitos, entendimento que, infelizmente, é incutido às crianças nas nossas escolas, levando-as a acreditar que a mancha gráfica e a rima fazem um poema.
Ser poeta é ter uma prevalecente noção de ritmo, que passa por se ser músico de alma. «O ritmo é a vida» é o título de uma das obras de Henri Meschonnic. E poesia é, acima de tudo, vida. E é esta vida que vibra intensamente nestes poemas. Destaco, por exemplo, logo a primeira estrofe de «Primeiro fado»:
O meu desejo
é que a minha boca ao pé da tua
se torne um beijo
daqueles que transformam o vinho
em Tejo
e transportam a minha saudade tua
a uma ilha.
O envolvimento do poeta no poema enquanto seu sujeito enunciador, tão intrínseco à enunciação quanto a materialidade verbal que a sustenta, é a solicitação a que respondem estas palavras de Ramos Rosa no artigo «Como falar de Poesia», publicado na revista Relâmpago, nº 6, de 2000:
«O poema auto-constitui-se no seu dinamismo transpessoal. [...] O poeta autêntico converte-se na poesia que o insere no universo.»
É nesta medida que Poesia Pagã se apresenta como uma «antologia de estados de alma do autor», e por «autor» entenda-se o Poeta que neles se converte (como sublinha Ramos Rosa no passo que citei) «na poesia que o insere no universo».
É o que acontece quando escutamos este poema concentrado no seu núcleo poético e que se expressa em dois versos, criadores de um ethos em que reverberam cintilações dos haicai:
E se num charco cair uma pedra
esta não volta a ser atirada.
Constituem Leitmotive a embeber estes poemas na ambiência pagã que lhes dá o nome, o vinho, a guitarra portuguesa (a que, «carinhosamente», chama «Elefante Bardo»), as ilhas, as aves…
Mas são a mulher e o amor (o poeta «apaixona-se muito», diz-nos) a linha de força, que corre profunda e modela todo o universo poético em que se nos torna sensível, palpável, o sopro, a respiração do Poeta. Escutemos o final do poema «Uma mulher»:
Quero uma mulher que diga que sim
ou que diga que não
mas que olhe para mim
como quem olha o céu
com olhos de nuvem
e traga para a cama
os dias de sol.
Quero terminar com o poema «Uma grande razão», que é já, só por si, e evocando Mário de Cesariny, uma grande razão para Miguel Samarão não deixar nunca de escrever:
A vida precisa de uma grande razão
de um abraço talvez
e de nunca pedir perdão
do cansaço
ao fim do mês
traído pela satisfação
de começar tudo outra vez.
Passo então a palavra ao autor.
Apresentação da obra Poesia Pagã por Rita Basílio, Investigadora FCSH-UNL
(07.03.2020)
Minitextiverso: apresentação de «A Casa da Árvore F.C.» pelo Instituto Educativo do Juncal
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Na passada 4.ª feira, dia 4.03, o Instituto Educativo do Juncal levou a acabo a apresentação do livro Casa da Árvore FC., de Vasco Espírito Santo, com a chancela da Minitextiverso. Recordamos que foi o Vasco que suscitou a ideia desta nossa nova linha editorial, um espaço para dar voz aos pequenos autores.
A apresentação foi dirigida às três turmas do 5.º ano, num universo de 80 alunos e alguns professores.
O início da sessão teve a presença do Sr. Presidente da Câmara de Leiria, Dr. Gonçalo Lopes. Uma grata surpresa.
A apresentação ficou a cargo da professora da escola, que também é seleccionadora de uma equipa de futsal, e que fez uma leitura do livro e da sua mensagem, que muito agradou a todos.
Mais uma vez, os nossos parabéns, ao Vasco, e também à Alice (a pequena ilustradora que fez os desenhos da capa e do fecho do livro).
A Textiverso agradece à Dr.ª Tânia Galeão (do Instituto Educativo do Juncal ) a autorização para publicarmos a informação e as fotos partilhados no Facebook da escola. Escolhemos uma delas, de que fizemos o close up do Vasco, e que aqui apresentamos.
Lançamento do livro 'Poesia Pagã', de Miguel Samarão
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A Textiverso convida ...
Apresentação aberta ao público!
DOBRA — 6 Palavra-problema: Animal
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— CHAMADA DE TRABALHOS —
Revista Dobra n.º 6
Palavra-problema: Animal
Até ao dia 20 de Março de 2020 encontra-se aberto o prazo para envio de resumos e/ou propostas para o nº 6 da Revista Dobra, na forma de textos, imagens ou trabalhos multimédia, de acordo com os parâmetros definidos para as colaborações (vide COLABORAR − “Orientação aos Autores”).
O animal faz-se presente dos mitos à filosofia, da poesia à antropologia, da literatura à biologia e à zoologia, da música à ecologia, do sagrado às múltiplas ciências, das artes plásticas e intermediáticas à política, do cinema ao imaginário popular... Do tempo mítico ao nosso, os animais não deixaram de ser uma das intensidades mais assíduas pelas quais artistas, cientistas, pesquisadores e outros se depararam consigo, com eles e com a alteridade que lhes é constitutiva. (continuar a ler em http://www.revistadobra.pt/-chamada-de-trabalhos1.html).
Apresentação do livro Casa da Árvore F.C.
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Um dia muito feliz! Foi muito grato à Textiverso presenciar a tão viva e original apresentação do livro Casa da Árvore F.C., do nosso jovem autor e inspirador da linha editorial Minitextiverso, Vasco Ventura Espírito Santo, e da ilustradora responsável pela capa (e pelo desenho que fecha o livro), Alice Ventura Espírito Santo. O evento, em cuja organização e dinamização os pequenos autores participaram activamente, teve lugar no passado dia 18 de Janeiro, no espaço da Casa da Árvore.
Aproveitamos para dar o merecido destaque a Rui Inglês, director da Casa da Árvore, pelo caloroso acolhimento, pelas palavras proferidas e pela cedência do espaço, bem como às professoras e funcionárias pela solícita e carinhosa participação, e a todos os que brindaram os pequenos autores com a sua presença, tornando tão especial este momento único.
- Minitextiverso: Lançamento de «A Casa da Árvore F.C.»
- «De claridade em claridade» seja o rumo de 2020
- Crónica natalícia, de J.C.M.
- A Textiverso deseja a todos os seus leitores, autores e outros "amadores" um Santo Natal e Próspero Ano Novo!
- Apenas Linhas - a poesia à solta nas aulas da Professora Celeste Alves
- Revista Dobra nº 4 / 5
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